quarta-feira, 17 de abril de 2013

PM FORMA MESTRES E DOUTORES PARA MELHORAR A SEGURANÇA









PORTAL SSP SP - NOTÍCIAS Sexta-feira, 12/04/13 - 19:08

Rodrigo Paneghine



Com dezenas de novas teses e projetos que visam atualizar e aperfeiçoar as práticas policiais e a segurança pública, o Departamento de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo formou 199 mestres e doutores em Ciências Policiais, na manhã desta sexta-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes, zona sul da Capital.

“Segurança exige vocação, mas ela é também ciência. Não é amadorismo, é profissionalismo. E isso exige preparação constante e permanente. São Paulo se orgulha de ter a melhor e maior PM do Brasil, mas ela não chegou a esse patamar com as mesmas práticas, e sim com inovações”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

Para os oficiais da PM, os cursos representam a oportunidade de subir na escala hierárquica da corporação. Os capitães e majores passaram por 576 horas/aula, com disciplinas de Metodologia de Pesquisa, Ética, Direitos Humanos e Doutrina da Ordem Pública.

Os trabalhos apresentados ao final do curso são defendidos em bancas, apresentados ao Comando Geral e poderão ser incorporados aos programas da polícia. “Ao invés de ficarem em uma estante, as teses são analisadas e podem se tornar práticas regulares da Polícia Militar”, disse o comandante geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira.

Aqueles que tinham mais de três anos como capitães da Polícia Militar realizaram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) - equivalente a um mestrado. Foram 161 alunos que, agora, poderão subir ao cargo de major.

Os majores que possuíam, no mínimo, seis meses com a patente, fizeram o Curso Superior de Polícia (CSP). Foram 38 doutores formados, que poderão almejar o posto de tenente-conorel. Além deles, um major do Amazonas também realizou o curso em São Paulo.

“Não é sem razão que a PM paulista, com a qualificação do seu quadro de oficiais e praças, é considerada uma das melhores instituições policiais do Brasil e até da América Latina. Muitos são os exemplos que confirmam esse profissionalismo, como o caso do ‘Método Giraldi’ – treinamento simulado de tiro que enfoca a preservação da vida, utilizado por diversas polícias do exterior”, falou o secretário da Segurança Pública e paraninfo da turma, Fernando Grella Vieira.

“Estou emocionado, está no sangue da família”

Essas foram as palavras do aluno oficial da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), Rafael Guimarães de Oliveira, filho de um dos doutores que se formou com as maiores pontuações. “Meu avô também foi policial. Vendo isso, almejo alcançar um posto igual”, disse o jovem.

Seu pai, o major Joselito Oliveira Sarmento, ficou em terceiro lugar no CSP, defendendo uma tese sobre prevenção de acidentes de trânsito através da criação de observatórios de veículos e ruas. Para conseguir, o major teve de abrir mão de algumas coisas. “Foram feriados e finais de semana estudando direto. Não apenas para a tese, mas para entrar no próprio curso, que é muito concorrido. Comecei a estudar um ano antes”, disse.

O capitão Arthur Alvarez de Souza, que ficou em primeiro lugar no CAO, também passou por isso, e sempre contou com o apoio da família para estudar. “Todos os alunos precisam agradecer as pessoas que estão ao seu lado - familiares, amigos, colegas. Eles que sempre nos apoiam, ajudam, entendem e nos ouvem. São eles que nos fazem seguir em frente”, disse Souza, durante o discurso.

Momentos após as palavras, o capitão foi abraçado por sua esposa, e também policial, major Soraia Correia Alvarez, e seus dois filhos, Arthur, de sete anos, e o pequeno Gabriel, de apenas quatro. “Nós acompanhamos toda a trajetória. Eu me emociono só de lembrar. Sabemos o desafio que foi, e por isso fico ainda mais orgulhosa e feliz por tê-lo ao meu lado”, comentou Soraia.

Os três primeiros colocados receberam homenagens do governador do Estado, do secretário da Segurança e do comandante geral da PM.

Após o evento, houve a assinatura do convênio da Atividade Delegada entre o Governo do Estado e 11 prefeituras, além da formalização de parcerias para a reforma das delegacias de três cidades do interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário