sábado, 20 de abril de 2013

INVESTIR NO POTENCIAL HUMANO DEVIA SER PRIORIDADE DO GOVERNANTE


OPINIÃO

JORGE BENGOCHEA


Quando afirmo que os governantes devem investir no potencial humano ao invés de viaturas, estou seguindo as conclusões do Comissário-chefe de Polícia do NYPD, Lee Brown, em seu relatório crítico sobre a situação da sua polícia nos anos 90, quando resolveu aumentar a quantidade, valorizar o perfil, intensificar o treinamento, aproximar nas comunidades, distribuir nos bairros e garantir salários justos aos policiais novaiorquinos, com apoio irrestrito do Prefeito da Cidade de Nova York.

Aqui, os governantes agem de forma contrária e eleitoreira, já que não determinam um sério diagnóstico das polícias para verificar as mazelas que as impedem de ser eficientes e atender o clamor por segurança pública.

Aqui não se revê a quantidade necessária em efetivos para cobrir todos os bairros metropolitanos e as cidades do interior, garantindo a proteção de todos pela prevenção permanente, contenção imediata e investigação eficiente dos delitos.

Aqui não se investe no potencial humano que precisa de quantidade para atender plenamente seus deveres, de um perfil ideal, de treinamento constante e de salários justos para uma dedicação exclusiva.

Aqui, o descaso é tanto que policiais são chamados para gabinetes de deputados, secretarias municipais, força nacional e forças tarefas do MP, além de serem desviados para outras atividades que nada têm a ver com a função precípua de suas organizações policiais.

Infelizmente, aqui só se investe em viaturas e tecnologia, como se estas operassem sem pessoas treinadas, dedicadas e motivadas na mais perfeita saúde mental e financeira. A esperança dos governantes e do povo que os elege é jogada em poucos e bravos policiais mal remunerados e com parco treinamento, para que eles consigam enfrentar a violência e a criminalidade, detendo o poder bem armado de um crime organizado amparado por leis brandas e uma justiça criminal assistemática, morosa e leniente.

Este é o Brasil governado por nossas próprias escolhas.




ZERO HORA 20 de abril de 2013 | N° 17408

MAIS SEGURANÇA. 1,8 mil novos PMs vão reforçar policiamento

Mesmo com o acréscimo, ainda faltam 9 mil soldados para atingir o efetivo que a BM considera ideal


JOSÉ LUÍS COSTA

A segurança dos gaúchos está reforçada com mais 2.447 PMs – 1.827 para o policiamento e 620 bombeiros. É o primeiro grupo de policiais militares formado pelo governo Tarso Genro. Porto Alegre e outras cinco regiões com as maiores defasagens de pessoal e altos índices de criminalidade – Região Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Planalto e Litoral – serão contempladas com 54,8% do novo efetivo. A Capital contará com mais 530 PMs, chegando a um total de 3 mil policiais.

Ontem, a maioria dos soldados participou das cerimônias de formatura em 11 cidades, 842 deles na Academia da Polícia Militar, em Porto Alegre. Hoje, a solenidade está marcada para outros cinco municípios.

Os 2.447 PMs compõem o segundo maior grupo de servidores que ingressaram de uma só vez na BM nos últimos quatro anos – em 2009, durante o governo Yeda Crusius, foram 3,8 mil. A inclusão atual eleva o quadro geral para 26.231 servidores – somando 387 PMs temporários e 1.951 do Corpo Voluntário de Militares, PMs aposentados que voltaram para a tropa, atuando na segurança de repartições e em escolas públicas.

Levando em conta esses números, a defasagem na BM chega a 9.140 policiais, pois o efetivo previsto em lei é de 35.371 PMs (a partir de 21 de abril).

– Sabemos que não supre o déficit de pessoal, mas a situação vai melhorar – afirmou o governador Tarso Genro, que participou da formatura.

Uma das razões para a alta defasagem é as aposentadorias de praças (soldados e sargentos) que recebiam bonificação ao deixar a tropa, ganhando uma promoção de posto. Em 2008, por exemplo, 1.274 PMs foram para a reserva por conta disso. Desde 2011, o governo criou uma gratificação de permanência aos PMs, equivalente a R$ 600 mensais. O benefício fez com que, no ano passado, 678 PMs, com direito à aposentadoria, seguissem trabalhando. Conforme o comandante-geral da BM, coronel Fabio Duarte Fernandes, o benefício deve subir para R$ 800.

Além desse incentivo, Tarso confirmou que será lançado um novo concurso para mais 2 mil soldados em 2014 – outros 500 deverão ser contratados em regime de PM temporário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário