segunda-feira, 8 de abril de 2013

MAJOR GERSON FALA AOS VEREADORES DE SANTA MARIA

ZERO HORA ONLINE 08/04/2013 | 10h08

Em depoimento à CPI, major diz que bombeiros sofrem perseguições. Gerson da Rosa Pereira, que responde a processo criminal por fraude processual, fala aos vereadores.


Major Gerson da Rosa Pereira presta esclarecimentos aos vereadoresFoto: Viviana Fronza / Agencia RBS
Marcelo Martins

Um dos depoimentos mais aguardados da Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) da Kiss, em Santa Maria, começou às 9h desta segunda-feira.

Convidado pelos vereadores, o major Gerson da Rosa Pereira, ex-chefe do Estado Maior do 4º Comando Regional dos Bombeiros, pediu aos vereadores da casa — Maria de Lourdes Castro (PMDB), presidente; Tavores Fernandes (DEM), vice; e Sandra Rebelato (PP), relatora — que fosse dado a ele a possibilidade de fazer algumas colocações antes do depoimento.

— Eu e os bombeiros estamos sofrendo perseguições veladas — disse o major com a voz embargada.

Sobre o fato de ser réu em um processo criminal por fraude processual no caso da boate Kiss, o major desabafou:

— Nunca tive vontade de fraudar nada. Nunca tivemos dolo em nada. Eu nunca quis esconder as mazelas, falcatruas da instituição ou eventuais problemas na estruturas de governo e das instituições. O que é isso? Obviamente que há culpados. Mas eu jamais compactuaria com isso.

O major contou que no dia do incêndio, 27 de janeiro, por volta das 7h, ele pediu à corporação o Plano de Prevenção de Combate ao Incêndio (PPCI):

— Se tinha uma dúvida: quantas pessoas poderiam entrar no local: 1 mil, 2 mil, 4 mil, 4 mil... Nosso PPCI não prevê cálculo populacional.

O major também criticou a falta de poder dos bombeiros para notificar as instituições com maior rigor e "ter mais poder de fechar o que não está certo". O major falou que a instituição fica suscetível ao "abuso de poder político":

— A lei é leniente, é fraca e não nos dá poder de sermos mais enérgicos. Chega de favorecimento e de se ter de beneficiar e privilegiar os pedidos de amigos do fulano, de deputado, de senador. Estamos sujeito a abusos de autoridade e não conseguimos bater de frente com o sistema.

O major Gerson deixou o comando regional dos bombeiros nos últimos dias e assumiu como subcomandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar (EsFAS), sediada em Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário