quarta-feira, 6 de março de 2013

UM ANO SEM ALVARÁ DOS BOMBEIROS

ZERO HORA 06 de março de 2013 | N° 17363

SANTA MARIA, 27/01/2013

Boate ficou um ano sem alvará dos bombeiros


A boate Kiss funcionou entre agosto de 2010 e agosto de 2011 sem alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio expedido pelo Corpo de Bombeiros. Zero Hora verificou a falta do documento ao analisar o histórico de emissão de licenças que consta no sistema dos bombeiros.

O primeiro alvará de prevenção foi emitido em agosto de 2009. Teria de ser renovado um ano depois. Mas só houve nova emissão de alvará em 11 de agosto de 2011. Comandante Regional dos Bombeiros, Moises da Silva Fuchs, disse que a Secretaria de Segurança é que tem todas as informações. A assessoria da secretaria informou que Fuchs teria os dados sobre a ausência do alvará.

Em um dos inquéritos civis do Ministério Público que apuram questões relativas à boate Kiss, há um documento, assinado pelo capitão Alex da Rocha Camillo, datado de 25 de outubro de 2011, que diz o seguinte:

“... a boate Kiss regularizou as pendências junto a esta seção, sendo expedido o Alvará de Prevenção de Incêndio em 11 de agosto...”.

O promotor que atuava no caso à época, João Marcos Adede y Castro, disse a ZH:

– O alvará estava vencido, sim. Foi regularizado em função do inquérito que instaurei.

O primeiro alvará emitido pelos bombeiros para a Kiss, em agosto de 2009, teve como base um Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) feito pela engenheira mecânica Jozy Maria Gaspar Enderle, proprietária da empresa Marca Engenharia. Ela depôs à polícia admitindo ter feito o plano. Disse também que foi ela que retirou o alvará junto à Seção de Prevenção a Incêndio de Santa Maria.

ZH constatou, porém, que o documento foi retirado pelo bombeiro aposentado Clandio Silva Ribeiro, que, à época, tinha um relacionamento com a engenheira. O nome de Clandio aparece no sistema dos bombeiros cinco vezes como sendo quem retirou documentos da Kiss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário