quarta-feira, 12 de junho de 2013

DE SOLDADO A CAPITÃO





Alberto Afonso Landa Camargo

Ontem eu recebi um convite para seu amigo no facebook e aceitei, afinal, ele é meu Amigo há muito tempo e ser seu amigo numa rede social não passa de redundância. Claro que todos estão perguntando quem é?.

Já estava há alguns anos em Porto Alegre quando em 1993, encontrei o Soldado Rogério que recentemente concluíra o curso de Soldados e fora transferido para a Unidade em que eu servia como Major. Nos cerca de três anos em que servimos juntos, muito conversamos sobre a carreira na BM e ele dizia que, logo que concluísse o segundo grau, iria cursar o CFO. Esta era a sua grande fixação.

Estudou, concluiu o segundo grau, mas não pode ingressar no CFO porque a nova exigência era o bacharelado em Direito. Não esmoreceu e assumiu consigo mesmo o compromisso de bacharelar-se e, enfim, ser um dia Capitão da Brigada Militar.

Eu comandava a APM quando recebi a visita do aluno sargento Rogério, em 1997. No fim deste ano, graduou-se segundo-sargento, dando mais este passo na sua carreira. Enquanto isto, preparava-se para fazer o vestibular para Direito.

Não sei em que ano isto aconteceu, mas Rogério passou no vestibular e concluiu o curso, bacharelando-se em Direito, estando pronto para seguir o seu sonho de fazer o CFO e ser Capitão da Brigada Militar.

Pois o Rogério que me mandou o convite para ser seu amigo no facebook é agora o Cadete Rogério ao fim do curso nesta próxima turma que se formará na APM.

Um exemplo de abnegação, de força de vontade, de dedicação e de empenho na busca de seus objetivos é o Cadete Rogério.

Por que relato isto?

Porque o exemplo do Cadete Rogério dos Santos mostra que é possível ser Capitão da Brigada Militar sem prevalecer-se de leis casuísticas que querem aprovar para que qualquer um seja Capitão sem esforço nenhum e sem precisar estudar e esforçar-se.

Mostra o exemplo do meu Amigo Cadete Rogério que a Brigada Militar sempre teve as portas abertas ao oficialato para todos e que é possível que o Soldado, como qualquer outra graduação, chegue a Capitão e aos postos seguintes bastando que estude e se esforce.

O Cadete Rogério não verá a publicação que fiz para o Grupo Centauro onde citei seu nome completo. Mas pouco importa isto. Neste blog fica registrada a minha homenagem ao seu esforço e abnegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário