sexta-feira, 21 de junho de 2013

AÇÃO DA BM EM PORTO ALEGRE DURANTE O PROTESTO DO DIA 20/06


Comando De Policiamento da Capital  


O coronel Fábio Duarte Fernandes, comandante-geral da Brigada Militar, o Subcomandante Geral, Coronel Silanus Serenito de Oliveira, respondendo pelo Comando de Policiamento da Capital – CPC, Tenente Coronel Jose Luis Ribeiro Paz, estiveram presentes nesta quinta – feira (20/06) para coordenar o efetivo da Brigada Militar, que próximo as 18h teve inicio a manifestação na frente da prefeitura de Porto Alegre e empregou policiais militares das unidades do 1º BPM, 9º BPM, 11º BPM, 19º BPM, 20º BPM, 21º BPM, 4º RPMon, 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE) e Bombeiros, que eram aproximadamente 20 mil manifestantes e 250 depredadores nas ruas de Porto Alegre nesta noite.

A ação da BM durante o protesto contou com o efetivo de 830 Policiais Militares que foram deslocados para conter a manifestação, o maior efetivo usado pela Brigada Militar, que resultou em 18 prisões, incluindo alguns adolescentes, Sete agências bancárias foram depredadas, 25 lojas tiveram parte do patrimônio destruído e entre 15 pontos comerciais foram saqueados. 

Os depredadores adotaram uma estratégia diferente em relação às manifestações anteriores, além de promover ataques com paus, pedras e bombas (coqueteis molotov) contra o 1º BOE e POEs do Comando de Policiamento da Capital.

 “Nós já tínhamos apreendido esse tipo de bombas durante a tarde, isso fez com que tivéssemos ações preventivas” conforme o comandante da BM. 

O trabalho de inteligência permitiu ainda uma ação integrada com a Policia Civil e BM, o Corpo de Bombeiro tinha caminhões à disposição para conter os princípios de incêndio em alguns pontos, houve confrontos entre parte dos manifestantes e a BM na Avenida Ipiranga, próximo à sede do jornal Zero Hora e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), onde a polícia usou bombas de efeito moral pela primeira vez. 

Depois, na Avenida João Pessoa, novamente foi necessário o uso desse tipo de bombas e novos confrontos ocorreram no Centro, próximo à Prefeitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário