terça-feira, 18 de março de 2014

DUAS BOMBAS QUE ESTÃO PARA EXPLODIR

FOLHA DA CLASSE 15/03/2014


Por LCBergenthal MTB 15.482


Não gosto muito de ficar lembrando certas coisas que acontecem dentro das casernas da Brigada Militar, vamos tocar e dois fatos que presencie e não sei se já foram sanados.

1º - Quando o PM Sofre uma acidente ou doença grave

Psicológica e moral: Em virtude de uma fatalidade é jogado a margem da sociedade, sendo afastado do serviço ativo da Corporação na hora que mais precisava de apoio da BM, sendo tratado como um verdadeiro inútil para a profissão que escolheu, vendo sua carreira interrompida.

Financeiro: Na medida em que é compulsoriamente reformado, vê sua progressão profissional interrompida, bem como um conjunto de vantagens pecuniárias que só são alcançadas ao pessoal da ativa, tais como: diárias, vale refeição, os avanços trienais, entre outros. Além do que, em função do enquadramento equivocado de sua reforma, não obtêm, de regra, o direito financeiro de receber os proventos do grau hierárquico do posto acima.

Que seja feito um estudo de EM que justifica-se na medida em que vem adequar a Corporação Brigada Militar a contemporaneidade. A inserção de pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida é uma realidade e obrigatoriedade a empresas e em concursos públicos. Todavia, até hoje na Brigada Militar os servidores que por ventura sofriam alguma enfermidade ou acidente em serviço e a partir disto viesse a ficar sequelado, simplesmente era desligado da Brigada Militar, sendo penalizado duas vezes. 

Primeiro pela seqüela adquirida; segundo, pelo desligamento dos quadros ativos da Corporação, tendo prejuízos de ordem funcional e remuneratória.

Assim, o aproveitamento dos servidores que sofreram seqüelas ou que vierem a tê-las para as atividades internas da Corporação contribui duplamente, primeiro para a sociedade, vez que a Instituição estará utilizando em suas atividades administrativas estes servidores, liberando outros para a atividade de policiamento e, segundo, aos próprios servidores, que não verão tolidas suas aspirações profissionais nem tampouco tendo prejuízos de ordem remuneratória.Já é chegada a hora de se fazer justiça.


Outra situação que considero grave, recentemente ouço inclusão de vários oficiais médicos, já era hora da criação de formações sanitárias em OM até nível de Esquadrão ou Cia, mais com uma observação, o Brigadiano ao sentir se doente e procurar um médico militar dentro de uma instituição de saúde ou de Formação Sanitária não tenho a sua carteira do IPE solicitada, o oficial médico já recebe do Estado do Rio Grande do Sul para prestar os seus serviços, não podemos compactuar com esta irregularidade, se ainda existe, antes era normal, isto talvez não acontece só com a Brigada Militar, vamos ver outras Secretárias de Estado que tem lotado um médico, seja ele de qualquer especialidade. 

O Instituto de Previdência do Estado já deve ter notado esta irregularidade, estou certo ou errado? Saibam que estas duas bombas, assim determinadas por mim, podem ter nascido chocha, mais não custa nada observar o que era feito antes e hoje não podemos mais admitir, aguardo pronunciamento de quem tem mais informações.


Com a palavras as associações de Policiais Militares do RS.

Um comentário:

  1. Meu nome é Alexandre Domingues, fui reformado na mesma graduação (sd) em 1994,devido a um acidente em serviço (levei um tiro de festim nos olhos,disparado por um colega em uma instrução).Na época estava com 26 anos,passei pela junta do HBM e fui julgado incapaz para o sv da força. Hoje estou com 48 anos e estou apto a trabalhar dentro da corporação,pois me sinto capaz de exercer várias funções administrativas e até operacionais (monitoramento de câmeras).Ano passado,em abril estivemos em reunião com o Coronel Fábio,onde foi elaborado um projeto lei e enviado a A.Legislativa.Onde conforme o projeto,o acidentado passaria por uma junta médica e julgado apto,voltaria a trabalhar. E o tempo em que ficou afastado,contaria como se estivesse em ativo serviço,recebendo as vantagens e promoções por direito. Além é claro de levantar a alto estima do acidentado,pois o mesmo ira sentir-se útil a sociedade. Não sei como esta a situação deste projeto,se vai ser aprovado ou não,mas gostaria de acreditar que isto ira sair do papel. Peço que as autoridades responsáveis aprovem este projeto.

    Sd reformado DOMINGUES

    ResponderExcluir