quarta-feira, 29 de maio de 2013

VISITA DO COMANDANTE DA 6 DIVISÃO DO EXÉRCITO


Comandante do Exército visita Comando-Geral da Brigada Militar

O comandante da 6ª Divisão do Exército, general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, realizou visita ao Comando-Geral da Brigada Militar nesta segunda-feira (27). Ele foi recebido pelo comandante-geral, coronel Fábio Duarte Fernandes, pelo subcomandante-geral e pelo chefe do Estado-Maior da Corporação, coronéis Silanus Serenito Mello e Alfeu Freitas Moreira. O general do Exército estava acompanhado dos comandantes da Artilharia Divisionária, general Fernando José Soares da Cunha Mattos, e do 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, tenente-coronel Ivair de Oliveira Filho, e de alguns oficiais dessas unidades.

O comandante-geral da BM fez uma explanação sobre a estrutura da Corporação, em termos organizacionais, de logística e patrimônio, e também mostrou resultados operacionais desde o ano de 2012 até o presente momento. O coronel Fábio Fernandes destacou que a Instituição tem um efetivo em torno de 26 mil servidores; recebe cerca de 4.100 chamados diários pelo 190, sendo em torno de 20% trotes; atende aproximadamente 3 mil ocorrências diariamente e possui 1/3 da frota de veículos do Governo do Estado, rodando diuturnamente, além de contar com 18 aeronaves. Ele ainda falou sobre as metas do seu Comando, entre as quais estão a gestão, correição e educação; a redução de homicídios e de roubos de veículos; impulsionar a Brigada Militar à modernidade de atuação; e criar condições para que a Copa do Mundo no Estado seja referência nacional.

O Mundial foi um tema bastante enfocado pelo general Pafiadache. A sua preocupação é de que os órgãos de defesa e segurança estejam totalmente aptos a atender o evento. “Não podemos abrir mão de que Porto Alegre seja exemplar na Copa do Mundo”, disse o general. Ele informou ao coronel Fábio Fernandes que vai acionar todos os órgãos de segurança para o planejamento conjunto de ações de tropas especializadas, como o atendimento a ataques terroristas. “Não adianta ficarmos na preparação teórica, temos que partir para o treinamento e avaliar os procedimentos”, alertou.

Outro aspecto apontado de maneira unânime pelos comandantes da Brigada Militar e do Exército é a necessidade de permanente integração entre os setores de inteligência dos órgãos de segurança pública. “O estreitamento entre as instituições as fortalece”, disse o general Pafiadache. “Cada vez mais, queremos construir relações sólidas com os demais órgãos e deixar esse legado para os próximos Comandos”, enfatizou o comandante da Brigada Militar.

O coronel Fábio Fernandes aproveitou a oportunidade e entregou ao comandante da 6ª Divisão do Exército a minuta de um projeto para a criação do Bombeiro Verde Oliva. “A ideia é que o soldado do Exército receba treinamento para atuar em prevenção e combate a incêndio e em resgate, recebendo uma certificação que o capacite a trabalhar nesta área quando concluir seu tempo na Instituição”, explicou o coronel Fábio Fernandes. A sugestão foi bem acolhida pelo general Pafiadache, que garantiu encaminhamento ao assunto. “A ideia é bem interessante, pois o Exército tem interesse que o soldado tenha inserção na sociedade”, falou.


GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Texto: Jussara Pelissoli (RMT 6108)
Fotos: Sgtº João Batista Xavier e Sd Éverton Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário