domingo, 15 de junho de 2014

DESAPARECIMENTO DO CENÁRIO

JORNAL CORREIO BRIGADIANO

Cel Pafiadache se manifesta no Facebook. Ex-comandante da BM, expressa apoio institucional, com reservas



Agora preciso ser direto: entendo que não fica muito legal estarmos fazendo tantas considerações sobre atuação de nossos sucessores na atividade, pois temos o nosso tempo de fazer e só nós sabíamos as nossas limitações humanas e materiais e, no meu caso, dou graças à Deus pela proteção que tive na minha vida pessoal e na carreira.

Meus veteranos foram, na maioria deles, impecáveis e quando na ativa, via-me livre desses canais de comunicação tão instantãneos como este, onde a crítica em situações pontuais, por vezes chegam a arranhar o sentido ético das nossas relações. Digo que algumas situações precisam ser comentadas sem comedimento e cuidado excessivo e com tal, esta da Prefeitura não ficou bem para a BM, porque devemos atuar sempre e com antecipação, pois seguidamente nos queixamos que querem usurpar nossa missão; vide Pelotas, NH, etc.

Insisto em discurso de sempre, que mesmo que algumas autoridades da PC, do MP, PF pousem em melhores posições nas fotos e nas falas, quem garante somos nós; somos o companheiro incansável do sol inclemente, da chuva fina e do frio dolorido a cuidar do povo do Rio Grande e quando a noite chega e muitos se divertem e até se invertem, somos os únicos servidores de 24 horas a contar com a companhia da lua a enternecer nossas angústias, mágoas e apreensões; somos os brigadianos cantados em prosa e verso, no dizer de Retamozzo, estamos no meio da rua de braços abertos…

E agora retraímos e não fomos proativos, sob a desculpa de que a Guarda Municipal estava lá. Diga-se aos Cmt, inclusive do meu 9º BPM, do qual foi Aspirante e Comandante que NÃO ACEITO QUALQUER ESPÉCIE DE RETRAÇÃO, NEM QUE NÃO SEJA DA NOSSA COMPETÊNCIA – Pior é estarmos nos Presídios tirando a cara pelos incompetentes e quando deixamos tudo no ponto, a SUSEPE assume e ganha os louros; pior é não fazer depois nos queixarmos que a Guarda Municipal faça POL OST, dentre outras disfunções.

Estamos sendo atacados todos os dias pela imprensa de que desaparecemos do cenário dos Bairros e de pontos necessários. Isso tem um peso muito grande. O Cmt em questão deve ter suas razões, mas sempre vou divergir de quem atua dessa forma, que embora com boa feição de legal e aceitável por muitos, deixa em aberto um flanco! Sei que o Cmt do 9º BPM é um Oficial preparado e corajoso, porém a ação na Prefeitura, com o saldo de danos materiais pode transparecer ter pairado algum comedimento ou alinhamento com uma visão equivocado do sentido verdadeiro da ação policial mundo afora – Nunca fomos uma milícia truculenta com formação militarista tosca como alguns andam apregoando, apenas, em qualquer governo ou ideologia temos o dever legal de manter a ordem pública!
Publicado na Internet nas primeiras horas do dia 25 de abril de 2013.


Publicado mai 15 2013. Arquivado em ARTIGOS & COLUNAS,Jorn 215,

Nenhum comentário:

Postar um comentário