sábado, 3 de maio de 2014

O MINIATURISTA PROFESSOR FLÁVIO

JORNAL CORREIO BRIGADIANO 209





O que “agronomia” tem a ver com “militaria brasileira”?


O miniaturista conhecido nos meios militares e, até no Ministério da Defesa, como Professor FlávioTexto elaborado pelo professor doutor Flávio Camargo, da Ufrgs.

“Meu interesse por miniaturas militares remonta minha origem pobre, vivendo no interior do Alegrete, numa família de pequenos agricultores em que brinquedos ou hobbies eram um desejo, mas nem de perto uma necessidade. Com ajuda de muita gente boa e desempenho nos estudos consegui fazer uma carreira acadêmica que culminou com o término em 1996 do meu doutorado em Ciência do Solo. Neste mesmo ano comecei minha atividade como professor da Faculdade de Agronomia da Ufrgs, onde trabalho lecionando e orientando futuros profissionais da área.

Meu gosto por militaria, começou cedo, quando via os filmes de faroeste e de guerras no CTG da minha vila e desenhava estes personagens em papel e brincava montando cenários e batalhas imaginárias com o material que tinha disponível. Este gosto pela militaria foi substituído pelos estudos até conseguir um emprego e depois foi ressuscitado pelo meu saudoso mestre Ten Cel do EB, Luiz Felipe de Allencastro, que me ensinou a arte da fundição e muita coisa nova a respeito dos ‘soldadinhos de chumbo’ e da ‘uniformologia’.

Ele fazia questão de dizer que não existia um clube, mas tutorou inúmeros amigos nesta arte. Às vezes nos reuníamos na sua casa para fazermos uma amostra dos nossos trabalhos e exposição das nossas técnicas, em um momento de confraternização regado a muita Coca-Cola e biscoitinhos, organizados pela sua paciente esposa. O Cel Allencastro sempre insistiu de que o hobbie tinha que se pagar e justificava assim a necessidade de vender o material. Eu brincava com ele dizendo que jamais conseguiria vender alguma coisa que fiz.

Mas ele estava certo e um dia viajando com meu grande amigo Pedro Zaluski, lhe perguntei a respeito do seu sucesso como empresário e ele me comentou que o segredo dele estava em fazer o que sabia fazer melhor e fazer o que amava de verdade. Depois disso comecei a pensar no assunto e quando meu amigo Ten Cel PM André Woloszyn encomendou a primeira peça de um brigadiano com o 4º operacional e mostrou ao Cel PM Silanus, este me fez o desafio de uma encomenda inimaginável de 250 soldados. O desafio foi aceito e este foi o início da MimoMilitar, cuja receita está associada a um bom planejamento das peças, artesões excepcionais, um bom sistema de reprodução, um acabamento diferenciado e um preço acessível.

Antes de chegar ao mercado, nosso mimo é cuidadosamente planejado e executado com o suporte de bibliografia, fotografias e documentos que tornam a peça uma fiel reprodução do original, em miniatura. Dependendo da peça, esta é reproduzida em resina de poliuretano ou em resina de poliéster, estireno, aditivos e carbonato de cálcio na sua composição. Após o acabamento das peças, são tratadas para sensibilizar a superfície e recebem uma camada de tinta automotiva que garante durabilidade e resistência no acabamento final. Os detalhes e a precisão da pintura dão o toque final à peça. Embalada cuidadosa e artesanalmente, pode ser enviada para qualquer parte do país.

Nossos produtos não se destinam a modelistas pois já estão prontos e eliminam a diversão do acabamento. Além disso, nossas peças apresentam-se em poses marciais e estáticas e, com raras exceções, apresentam algum movimento. Também estamos disponibilizando serviços, como a confecção de bustos, pintura de rostos e de motivos diversos a óleo e solicitações pessoais e específicas de esculturas, pinturas e projeto de peças e sugestões que tenham o objetivo de melhorar nosso produto e a satisfação dos nossos usuários.

A MimoMilitar surge na realidade para sanar uma carência de produtos com qualidade e preço compatível no mercado dos mimos. Por definição, mimo é um gesto cuidadoso e delicado feito para reconhecer e agradar. Muito usado em alguns segmentos da sociedade na forma de placas, troféus e medalhas, os mimos são na realidade uma lembrança ou agrado de alguém que demonstra apreço ou reconhecimento.

As forças militares e paramilitares têm especial interesse por este tipo de recordação e estão sempre presentes nas formaturas e solenidades como prova de consideração. Temos observado uma grande diversidade de mimos nestas ocasiões, com destaque para a maioria que é feita em série, em grande escala, sem o toque pessoal, com o único objetivo de diminuir os custos. Esta relativa frieza da manufatura é refletida no presente, que acaba virando mais um entulho do que um objeto de apreço.


A MimoMilitar (http://www.mimomilitar.com.br/), se apresenta ao mercado, tendo por meta oferecer um produto artesanal com preços de indústria. Ao mesmo tempo em que disponibiliza uma peça única, confeccionada e pintada à mão, uma a uma, por um preço bem abaixo das peças produzidas nesta mesma condição”.

Aliado a isso, nossos artesões primam pela acurácia e exatidão dos detalhes técnicos nas peças, fazendo uma clara distinção das peças toscas que abundam no mercado. Também estamos disponibilizando serviços como a confecção de bustos, pintura de rostos e de motivos diversos a óleo e solicitações pessoais e específicas de esculturas, pinturas, troféus e projeto de peças. Iniciamos nossas miniaturas com os uniformes básicos da Brigada Militar gaúcha e no momento estamos concluindo todos os uniformes descritos no ultimo regulamento de 2008. Por enquanto é a única força policial com peças disponíveis, pois a nossa ênfase também foi dada para a confecção de peças das forças armadas.

No momento estamos nos estruturando e investindo um pouco mais com o objetivo principal de diminuir ainda mais o custo final do nosso produto. Quando imagino os nossos soldados interessados nas nossas miniatura mas com outras prioridades delimitadas pelo salário, eu me lembro do meu tempo de criança em que a vontade de ter um soldadinho era suprimido pelas limitações da época. Com esta estruturação e a montagem de uma empresa, poderemos colocar nossa página no ar (mimomilitar.com.br) e divulgar nosso trabalho e começar a atender os pedidos de amigos e clientes, transformando em definitivo um hobby em um hobby que se paga, conforme previu e postulou meu amigo Cel Allencastro.

Um trabalho apoiado pela família

O professor Flávio, ídolo de seus dois filhos, ainda crianças, também por sua arte miniaturista e que já são seus auxíliares em pequenas tarefas. Ele é muito arredio à exposição da vida privada, mas garante que o apoio familiar é fundamental.



Visite as miniaturas do Prof Flávio - http://www.mimomilitar.com.br/

Fotos da reportagem com o Professor doutor Flávio Camargo da Ufrgs

Atividade que Flávio iniciou como hobby, agora, já está profissionalizada e com a empresa mimomilitar fazendo desenvolvimento, produção e comercialização de mimos militares e miniaturas em plena proporcionalidade, podendo inclusive ter, perfeitamente, identificado o militar que lhe serviu de modelo.


5 comentários:

  1. Boa noite,
    há um telefone para contato??
    O site está fora do ar.

    Att

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde:
    Precisava fazer 4 soldados de Tiro de Guerra.
    O Sr. faz?
    Qual o valor?
    Tem e-mail para contato?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde:
    Preciso adquirir 4 soldados de Tiro de Guerra.
    O Sr. faz?
    Tem e-mail para contato?
    Qual o valor médio?
    Informo que tenho colegas que também interessam.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.
    Qual telefone ou email para contato?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.
    Qual telefone ou email para contato?
    Obrigado

    ResponderExcluir