sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

POLÊMICA EM INAUGURAÇÃO DE RUA



ZERO HORA 25 de janeiro de 2013 | N° 17323

EM NOME DO PAI
Comando da BM convoca oficiais para inaugurar rua. Policiais participaram de evento que homenageou pai de comandante-geral


Uma das últimas Ordens de Serviço da gestão do coronel Sérgio Roberto de Abreu, comandante da Brigada Militar (BM), tem a seguinte finalidade: “Regular as atividades por ocasião da solenidade de inauguração da Rua em homenagem ao pai do Sr Comandante-Geral da BM”.

Odocumento convoca mais de 10 oficiais, entre eles comandantes e diretores, para diferentes funções durante a cerimônia de troca de nome da Rua 41, no bairro Algarve, em Alvorada, na Região Metropolitana, para Ten. Noé dos Santos Abreu, realizada ontem.

A solenidade conseguiu deslocar, por exemplo, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, às atividades de “planejar e executar ações de polícia ostensiva, e preservação da ordem pública no local do evento”.

O documento, emitido em 22 de janeiro pelo chefe do Estado-maior da BM, coronel Valmor Araujo de Mello, descreve o fardamento exigido e determina as missões. Também convoca cinco diretores e comandantes, além de um ajudante-geral e o corregedor-geral a comparecer ao evento.

Coronel deixa o posto mais alto da corporação no dia 30

Com a farda de acordo com o requisitado na ordem de serviço 0133/PM-3/2013, todos viram a banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Sinos abrir com o Hino Nacional e se encerrar com o de Alvorada. A solenidade teve discursos de Abreu – que deixa o cargo dia 30 –, do prefeito de Alvorada, Professor Serginho, e da secretária da Administração e Recursos Humanos do Estado, Stela Farias. A prática não é novidade. Em novembro, em outra inauguração, oficiais de cargos semelhantes foram convocados.

*Colaborou Letícia Costa

BRUNO FELIN* | ESPECIAL


Medida é desaprovada por secretário da Segurança


A cerimônia que mobilizou por cerca de uma hora diversos oficiais da Brigada Militar é vista com reticência pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels. Embora não tivesse conhecimento do caso específico da cerimônia de troca de nome da rua, em Alvorada, ele deixou claro, por meio de sua assessoria de imprensa, que “desaprova a mistura do público com privado”.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, afirmou que o documento é uma ordem de serviço de uma atividade oficial da Brigada Militar (BM) em comparecimento a um ato público. Foi promovida pela comunidade de Alvorada, que decidiu homenagear um ex-integrante da BM que trabalhou lá na década de 1950.

– A prefeitura organizou e pediu apoio. Toda ordem de serviço de eventos, como jogos de futebol, diz questões como fardamento, quem deve comparecer. Toda rua inaugurada com nome de pessoas da BM tem a nossa presença. No ano passado houve duas inaugurações, das ruas Capitão Páris e Coronel Bortoluzzi, com ordem de serviço de comparecimento – diz o coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário