quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

NOVO COMANDO DA BM É APRESENTADO À IMPRENSA

ZERO HORA ONLINE 31/01/2013 | 13h55

Novo comandante da BM é apresentado à imprensa. Governador apresentou o coronel Fábio Fernandes, que assume no lugar do coronel Sérgio Roberto Abreu


O coronel Fábio Duarte Fernandes, novo comandante da Brigada Militar, (segundo da esq. para a dir.) assume na sexta-feira
Foto: Alina Souza / Divulgação


Nesta manhã, o governador Tarso Genro apresentou o novo comandante-geral da Brigada Militar à imprensa. Escolhido "harmonicamente" entre o governo e a Brigada, de acordo com Tarso, o coronel Fábio Duarte Fernandes, atualmente subchefe de operações da Casa Militar, assume o comando da instituição nesta sexta-feira.

Como subcomandante da Brigada, no lugar do coronel Altair de Freitas Cunha, foi confirmado o coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, que sai do Comando de Policiamento Metropolitano. O coronel Alfeu de Freitas deixa o Comando de Policiamento da Capital e assume a chefia do Estado-maior, no lugar do coronel Valmor Araújo de Mello.

À imprensa, o secretário de Segurança Pública Airton Michels afirmou que a escolha de Fernandes "foi de uma afinidade absoluta e convergente" entre o governo e a Brigada.

— Iremos dar continuidade nas ações que estão sendo desenvolvidas, como os Territórios da Paz e a polícia comunitária — afirmou o novo comandante.

A respeito da participação de bombeiros em empresas que atuam na área de proteção de incêndio, como noticiado em Zero Hora, o coronel afirmou que foi aberto um inquérito que está sob os cuidados do coronel Flávio da Silva Lopes, responsável pelo comando regional Sul da Brigada.

A posse, que deveria ocorrer na quarta-feira, foi adiada para esta sexta devido a tragédia em Santa Maria.

FAVORECIMENTO DE EMPRESAS LIGADAS A BOMBEIROS


ZERO HORA 31/01/2013 | 12h39

Ministério Público investiga favorecimento de empresas ligadas a bombeiros desde 2011. Uma das companhias suspeitas é a Hidramix, a qual um bombeiro da ativa é um dos sócios

Humberto Trezzi e Juliana Bublitz





A Promotoria Cível de Santa Maria investiga desde dezembro de 2011, por meio de um inquérito civil, se existe favorecimento na elaboração de Planos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) para empresas ligadas a bombeiros.

Uma das firmas investigadas é a Hidramix, que tem como sócio o sargento Roberto Flavio da Silveira e Souza, bombeiro da ativa e que inclusive ajudou no resgate de vítimas na tragédia da boate Kiss, onde 235 pessoas morreram na madrugada de domingo. A Hidramix realizou obras de prevenção contra o fogo na danceteria.

O Ministério Público (MP) quer agora saber que tipo de serviço foi feito e se, de alguma forma, o fato de pertencer a bombeiros pesou na escolha da empresa para efetuar a obra.

A Hidramix foi aberta em 2005 pelo sargento Roberto Flavio da Silveira e Souza. Em 2008, entrou na sociedade o bombeiro aposentado Jairo Bittencourt da Silva. Em janeiro de 2012, a firma ganhou uma nova sócia, a mulher do sargento Souza, Gilceliane Dias de Freitas.

O inquérito civil nº 0086400187/2011 foi aberto justamente depois que concorrentes reclamaram que bombeiros proprietários de empresas de prevenção de incêndio eram beneficiados por tráfico de influência praticado por colegas, dentro do Corpo de Bombeiros.

— Os queixosos disseram que os Planos de Prevenção e Combate a Incêndio (PCCI) são liberados mais rápido quando o dono da empresa que faz o plano é um bombeiro. O Ministério Público não conseguiu comprovar isso, mas continua a investigar — informa o promotor César Carlan, que responde interinamente pela Promotoria Cível de Santa Maria e trabalha na investigação do incêndio da danceteria Kiss.

Uma das empresas que será investigada é a Hidramix, justamente por ter prestado serviços para a Kiss e por ser pertencente a bombeiros. A firma instalou uma barra antipânico na boate. Carlan informa que um Procedimento Administrativo Disciplinar aberto pela própria Brigada Militar foi arquivado, sem responsabilizar ninguém.

A constatação foi de que o sargento Souza, por ser sócio minoritário da Hidramix, não teria cometido irregularidade. O promotor diz que serão ouvidas mais pessoas e, se for o caso, será sugerida à Corregedoria da BM nova investigação.

O bombeiro Souza confirmou, quarta-feira, que já respondeu a inquérito policial-militar instaurado pela corporação por conta do trabalho na empresa e que foi absolvido:

— Foi comprovado que só presto assessoria.

Segundo Souza, o bombeiro aposentado Jairo saiu da sociedade da Hidramix no ano passado, apesar de seu nome ainda aparecer no site da Secretaria da Fazenda.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

POLÊMICA EM INAUGURAÇÃO DE RUA



ZERO HORA 25 de janeiro de 2013 | N° 17323

EM NOME DO PAI
Comando da BM convoca oficiais para inaugurar rua. Policiais participaram de evento que homenageou pai de comandante-geral


Uma das últimas Ordens de Serviço da gestão do coronel Sérgio Roberto de Abreu, comandante da Brigada Militar (BM), tem a seguinte finalidade: “Regular as atividades por ocasião da solenidade de inauguração da Rua em homenagem ao pai do Sr Comandante-Geral da BM”.

Odocumento convoca mais de 10 oficiais, entre eles comandantes e diretores, para diferentes funções durante a cerimônia de troca de nome da Rua 41, no bairro Algarve, em Alvorada, na Região Metropolitana, para Ten. Noé dos Santos Abreu, realizada ontem.

A solenidade conseguiu deslocar, por exemplo, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, às atividades de “planejar e executar ações de polícia ostensiva, e preservação da ordem pública no local do evento”.

O documento, emitido em 22 de janeiro pelo chefe do Estado-maior da BM, coronel Valmor Araujo de Mello, descreve o fardamento exigido e determina as missões. Também convoca cinco diretores e comandantes, além de um ajudante-geral e o corregedor-geral a comparecer ao evento.

Coronel deixa o posto mais alto da corporação no dia 30

Com a farda de acordo com o requisitado na ordem de serviço 0133/PM-3/2013, todos viram a banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Sinos abrir com o Hino Nacional e se encerrar com o de Alvorada. A solenidade teve discursos de Abreu – que deixa o cargo dia 30 –, do prefeito de Alvorada, Professor Serginho, e da secretária da Administração e Recursos Humanos do Estado, Stela Farias. A prática não é novidade. Em novembro, em outra inauguração, oficiais de cargos semelhantes foram convocados.

*Colaborou Letícia Costa

BRUNO FELIN* | ESPECIAL


Medida é desaprovada por secretário da Segurança


A cerimônia que mobilizou por cerca de uma hora diversos oficiais da Brigada Militar é vista com reticência pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels. Embora não tivesse conhecimento do caso específico da cerimônia de troca de nome da rua, em Alvorada, ele deixou claro, por meio de sua assessoria de imprensa, que “desaprova a mistura do público com privado”.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, afirmou que o documento é uma ordem de serviço de uma atividade oficial da Brigada Militar (BM) em comparecimento a um ato público. Foi promovida pela comunidade de Alvorada, que decidiu homenagear um ex-integrante da BM que trabalhou lá na década de 1950.

– A prefeitura organizou e pediu apoio. Toda ordem de serviço de eventos, como jogos de futebol, diz questões como fardamento, quem deve comparecer. Toda rua inaugurada com nome de pessoas da BM tem a nossa presença. No ano passado houve duas inaugurações, das ruas Capitão Páris e Coronel Bortoluzzi, com ordem de serviço de comparecimento – diz o coronel.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COTADOS PARA COMANDAR A BM

24 de janeiro de 2013 | N° 17322

POSTO EM DISPUTA

Dois coronéis são os mais cotados para comandar BM. Novo comandante deverá assumir a mais alta função da corporação em solenidade em 30 de janeiro


JOSÉ LUÍS COSTA

A uma semana da troca no comando da Brigada Militar, com data marcada e preparativos para a solenidade, em 30 de janeiro, segue como segredo de estado o nome do novo comandante-geral da corporação. Sabe-se que dois coronéis são os candidatos mais cotados ao posto máximo da BM. Ontem, em um almoço no Palácio Piratini, onde o governador Tarso Genro recebeu secretários e a cúpula da segurança pública, os nomes deles foram citados: são eles Fábio Duarte Fernandes, subchefe de operações da Casa Militar, e Altair de Freitas Cunha, atual subcomandante-geral da BM.

De um rol de 39 coronéis, Fábio e Altair são os nomes mais fortes para substituir o coronel Sérgio Roberto de Abreu, que se aposenta obrigatoriamente em fevereiro ao completar 35 anos de serviço, conforme determinação legal.

Os dois oficiais mais cotados para comandar a BM têm perfis diferentes. Fábio chegou a essa condição por questões políticas, e Altair por integrar o quartel-general e conhecer as rotinas do comando. Militante do PT e homem de confiança do Piratini, Fábio trabalhou por mais de cinco anos na bancada do partido na Assembleia.

Começou o governo Tarso como major. E, entre abril de 2011 e junho de 2012, subiu dois degraus na carreira, chegando a coronel, favorecido por uma polêmica que mudou regras na BM – reduziu de dois para um ano o tempo mínimo para promoções em postos de oficiais – elaboradas pelo governo Tarso.

Um dos oficiais sofre resistências internas

Por estar muito tempo fora dos quartéis, Fábio sofre resistências internas na BM. Além disso, é lembrado pela tropa por ter sido relacionado, em 2010, com outros 26 servidores do Legislativo como beneficiários de pagamento indevido de valores, em razão de um descontrole na folha salarial. Fábio recebeu R$ 120,3 mil, sem ter direito, a mais nos seus vencimentos, e está devolvendo parceladamente o dinheiro ao erário.

O coronel Altair esteve fora da disputa até meados do ano passado. Sem afinidade com o PT, ele já tinha declarado que se aposenta em fevereiro de 2014 e não teria tempo hábil para colocar em prática um plano de trabalho.

Porém, Altair, aos poucos, vem ganhando prestígio dentro e fora da BM pelo bom relacionamento com os praças, por ações bem-sucedidas e pela capacidade de organizar grandes operações. Uma delas foi a de mobilizar a tropa para sufocar uma suposta tentativa de atentados contra PMs, em novembro.

Outra ofensiva foi em Cotiporã, na Serra, quando comandou a desarticulação de uma quadrilha de assaltantes que usava explosivos para atacar bancos e caixas eletrônicos. Mas o fato de ele ter de ir para a reserva em 2014 pesa contra sua nomeação, pois em menos de um ano o governo teria de modificar a cúpula novamente.



Quem é quem

- Altair Freitas Cunha – Atual subcomandante, seria um nome para compor uma transição menos radical, pois está familiarizado com as ações em andamento da BM. Ganhou prestígio nos últimos meses por comandar grandes operações, em especial a que desarticulou uma quadrilha de assaltantes que usava explosivos e fazia reféns como escudo, na Serra.

- Fábio Duarte Fernandes – Subchefe de operações da Casa Militar, até abril de 2011 era major. É o candidato com mais força política por ser militante do PT. Ingressou na academia militar em 1982. Trabalhou até 1988 no Batalhão de Choque. Chefiou a Guarda Municipal da Capital. Formado em Direito, tem especialização em segurança pública e mestrado em Sociologia.

sábado, 19 de janeiro de 2013

NÃO TEM NADA DE HERÓI, TIVE SORTE AO REAGIR E NADA MAIS

ZERO HORA 19 de janeiro de 2013 | N° 17317

ENTREVISTA

“Nessas horas, o pânico mata”
Tenente-coronel que matou assaltantes


O tenente-coronel falou ontem com ZH. Ele pediu para não ser identificado. Confira:

ZH – Como foi a abordagem?

Tenente-coronel da BM – Quando passei em frente ao mercado, um dos homens saiu, me abordou e encostou uma arma na altura do rim. Pediu para eu ficar quieto e entrar no mercado. Foi então que eu empurrei ele e saquei a pistola e efetuei um disparo contra ele. Ele não esperava a reação e correu em direção ao mercado, e eu não vi se o acertei. Ele revidou com um disparo contra mim, mas não acertou.

ZH – E o momento da reação ao assalto?

Tenente-coronel – Foi só porque tive calma que eu consegui me desvencilhar, pegar a arma e destravá-la. Se tivesse nervoso, não conseguiria. Nessas horas, o pânico mata. Mas é difícil. É como se fosse um relâmpago, passa muito rápido, não tem muito tempo para pensar.

ZH – Como surgiu o segundo bandido?

Tenente-coronel – Com os tiros que dei no primeiro homem, aquele que estava rendendo as pessoas (um casal de clientes e a dona do estabelecimento) saiu do mercado atirando – primeiro a esmo e depois na minha direção. Eu revidei para parar com a agressão dele, e um dos tiros o atingiu.

ZH – O senhor foi ferido?

Tenente-coronel – Não, mas passou perto. Acertaram o tiro no chão.

ZH – Quantos tiros foram disparados pelo senhor?

Tenente-coronel – Onze tiros. Eu fiquei até sem munição na hora.

ZH – O senhor já tinha entrado em confronto com bandido e matado alguém?

Tenente-coronel – Não, a minha ficha está limpa. Nunca precisei fazer nada disso, nunca houve necessidade, embora eu já tenha participado de cercos policiais. Foi algo inédito para mim, só tinha lido em crônica policial.

ZH – Apesar de aposentado, o senhor seguia tendo contato com armas?

Tenente-coronel – Fui instrutor de tiros e sempre pregava isso aí: tem que treinar muito com a arma para ela ser bem manuseada. Justamente porque se trabalha em locais onde, geralmente, existem aglomerações de pessoas. Tem que se ter uma determinada técnica de utilização para bem utilizá-la.

ZH – Com o episódio, o senhor se considera um herói?


Tenente-coronel – Não, não, não. Foi a preservação da vida, não tem nada de herói. Tive sorte ao reagir e nada mais.


REAÇÃO A ASSALTO
Oficial da reserva mata dois bandidos. Tenente-coronel da BM foi abordado durante ataque a mercado em Triunfo

MATHEUS PIOVESAN

Não foi durante os 30 anos na ativa da Brigada Militar (BM) que um tenente-coronel de Porto Alegre trocou tiros com bandidos. Ele viveu essa experiência 15 anos após se aposentar, na quinta-feira.

Opolicial reformado de 63 anos, que pediu para não ser identificado, entrou em confronto e matou dois assaltantes em um mercado na erma localidade de Ponta Rasa, a cerca de 50 quilômetros do centro de Triunfo. Trajava apenas bermuda, camisa de botões aberta e tênis – a farda já foi guardada no armário.

Por volta das 21h, ao caminhar na estrada em frente a sua chácara, que visita semanalmente, o tenente-coronel foi abordado por um homem, portando uma arma de calibre 38, que o coagiu a entrar no pequeno mercado onde estavam sendo feitos reféns, por outro criminoso, a dona do estabelecimento comercial e dois clientes.

Numa reação instintiva, o oficial que atuou em Taquara, Osório, Novo Hamburgo, Guaíba e Montenegro se desvencilhou do homem, sacou a própria arma, uma pistola calibre .40, e atirou contra o bandido, que revidou. Ao ouvir o barulho, o outro assaltante saiu do mercado e começou a disparar. Houve troca de tiros.

Devido à pouca iluminação e à falta dos óculos, que estavam guardados no bolso da bermuda, naquele momento o tenente-coronel apenas notou que os dois homens fugiram baleados. A dupla foi encontrada morta, um pouco mais tarde, nas proximidades, por agentes da BM que atenderam à ocorrência.

Até o final da tarde de ontem, apenas um dos dois assaltantes havia sido identificado. Segundo o major Marcus Vinicius Souza Dutra, responsável pelo 5º Batalhão de Polícia Militar de Montenegro, Alexandre Aguiar de Oliveira, 24 anos, tem passagens pelo Presídio Central de Porto Alegre e pela Penitenciária Modulada de Osório por homicídio e porte ilegal de arma. Ele estava em liberdade desde julho. A delegacia da Polícia Civil de Triunfo ficará encarregada da investigação para averiguar as circunstâncias do caso.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

HEROÍSMO: CORONEL RR MATA DOIS BANDIDOS PARA DEFENDER VÍTIMAS DE ASSALTO



ZERO HORA ONLINE 18/01/2013 | 00h58

Violência no Interior

Coronel mata dois suspeitos ao reagir a assalto em Triunfo. Bandidos teriam tentado roubar um mercado na localidade de Ponta Rasa


Dois homens que tentavam assaltar um mercado no interior de Triunfo foram mortos por volta das 21h desta quinta-feira por um coronel aposentado da Brigada Militar.

Conforme informações da BM, os suspeitos teriam invadido o local e feito reféns a proprietária e dois clientes. O coronel da BM, que não teve o nome divulgado, passava pela rua em frente ao estabelecimento quando os dois tentaram rendê-lo.

De acordo com a Brigada Militar, o policial aposentado reagiu e houve troca de tiros. Atingidos, os dois suspeitos morreram no local.

O crime aconteceu na localidade de Ponta Rasa e, até a 0h50min desta sexta-feira, o local permanecia isolado para perícia e os mortos não haviam sido identificados. Ainda de acordo com a BM, o coronel tem uma casa próxima ao mercado.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Este herói deveria ser condecorado pela coragem, iniciativa e perícia na reação em defesa de vítimas assaltadas, aterrorizadas e transformadas em reféns, assim como deveriam ser recompensados todos os policiais de folga e de serviço que arriscam a vida em defesa de vítimas da bandidagem. Pena que enfrentará a morosidade dos processos na polícia e na justiça, tendo que constituir advogado para a defesa. O meu velho e saudoso pai, já Sgt da BM aposentado e administrador do presídio de Santo Cristo, também matou um bandido que tinha fugido da cadeia e estava de tocaia para atirar contra os policiais, salvando a vida dos colegas. Se incomodou por muito tempo na justiça. Acredito que está na hora de exigir das autoridades a mudança das leis para que, nestes casos de defesa, a justiça realize uma audiência rápida para decidir se cabe denúncia e processo, para que estes heróis não sejam prejudicados. 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

BOMBEIROS: DESVINCULAÇÃO NÃO ESTÁ NA PAUTA

JORNAL DO COMÉRCIO 11/01/2013

Desvinculação da Brigada Militar não está na pauta do governo

Juliano Tatsch

MARCO QUINTANA/JC

Novo prédio do comando recebeu investimento de R$ 1,3 milhão

Foi em meio à celebração da inauguração da sede própria do Comando do Corpo de Bombeiros que o governador em exercício e o secretário estadual de Segurança Pública garantiram a posição do Piratini a respeito da principal reivindicação da categoria no Rio Grande do Sul: a desvinculação da Brigada Militar não irá ocorrer no atual governo.

Em apenas quatro estados do País os Bombeiros são ligados à Polícia Militar local: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia.

No Estado, a discussão voltou à pauta no governo Tarso Genro, que acenou com mais autonomia financeira. “Este tema está na pauta desde a Constituição de 1988. A discussão é legítima. Encontramos argumentos defensáveis para ambas as posições, mas nosso governo entende que é mais produtivo que os bombeiros continuem pertencendo à Brigada Militar. Não pensamos nisso (na desvinculação)”, afirma o titular da Segurança Pública gaúcha, Airton Michels.

A posição é corroborada pelo governador em exercício, Beto Grill. Conforme ele, os avanços têm sido na direção de dar à corporação maior autonomia financeira. “Nós não discutimos um desmembramento.”

A inauguração, nesta quinta-feira, da sede própria do comando é um marco histórico para os bombeiros gaúchos. Com investimento de R$ 1,3 milhão, o prédio, localizado na avenida Silva Só, em Porto Alegre, é uma aspiração de mais de 30 anos. “Significa um projeto de valorização e ampliação do serviço de bombeiros da Brigada Militar em todo o Estado. E isso começa pela autonomia em termos de instalações. É um prédio moderno e adequado, que atende às necessidades de gestão”, ressalta o comandante-geral da BM, coronel Sérgio de Abreu.

Entre as ações para valorização, está o reaparelhamento técnico, com a compra de 20 novos caminhões de combate às chamas (destes, 16 já foram entregues) e implemento no contingente de pessoal. Atualmente, 600 novos soldados estão em treinamento para integrar o quadro da corporação. “A partir de 21 de abril, quando eles devem se formar, já estarão trabalhando. Isso atende a cerca de 50% da carência de soldados que temos hoje”, observa Abreu.

Além disso, o comandante da BM destaca a mudança no currículo de formação dos novos soldados, que passou a ser de 1,3 mil horas-aula, sendo mil somente para a parte de técnica e especialização na atividade. “Tudo isto está dentro de uma política pública de tornar o serviço cada vez mais eficiente.”

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

DESAFIOS E FUTURO: BM AUXILIADA PELA GUARDA MUNICIPAL


ZERO HORA 02 de janeiro de 2013 | N° 17300

PÁGINA 10 | CARLOS ROLLSING (Interino)

DESAFIOS E FUTURO


Alçados aos cargos nas cerimônias de posse realizadas ontem nos 497 municípios gaúchos, os prefeitos entram agora na fase de cumprimento de promessas e superação de desafios. Decisivos para o desenvolvimento, os próximos quatro anos também serão fundamentais para apontar o futuro político de lideranças do Estado. Quem for bem se cacifa para voos mais altos.

Episódios trágicos como o assalto à fábrica de joias em Cotiporã acarretam a certeza de que colherão bons frutos os prefeitos que encontrarem alternativas para a segurança, em conjunto com os governos estadual e federal. Não é mais aceitável que os gestores passem quatro anos reclamando da falta de efetivo da Brigada Militar, agarrando-se ao obsoleto item da Constituição que atribui ao Estado a tarefa de prover segurança pública.

Nas grandes cidades, as guardas municipais precisam ser reforçadas, treinadas e equipadas para atuar em patrulhas ostensivas, auxiliando a Brigada Militar. É desperdício permitir que os agentes cumpram apenas a função de proteger o patrimônio público. Antes de qualquer coisa, quem precisa de proteção é a população. A Região Metropolitana, sobretudo Porto Alegre, precisa analisar a possibilidade de equipar as guardas municipais com armas de fogo. Ao mesmo tempo, a criminalidade deve ser combatida com o cercamento virtual das cidades, centrais de monitoramento e programas sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Também são desafios a construção de creches, o saneamento das finanças, a execução de soluções para a saúde e a busca por vocações econômicas que não deixem as cidades dependentes dos setores primário e de serviços. Onde houver possibilidade, é fundamental agregar valor aos produtos, expandir a indústria e a produção de componentes tecnológicos.

Em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati vislumbra pelo menos outros três desafios: finalizar as obras da Copa sem novos atrasos, lançar a licitação que irá mudar o sistema de ônibus na Capital, com a adoção dos BRTs (Bus Rapid Transit), e acabar com células partidárias que se instalaram há anos na prefeitura de Porto Alegre para obter vantagens pessoais. Se cumprir o mandato com êxito, Fortunati entrará com envergadura na eleição de 2018 ao Piratini.